quarta-feira, 19 de agosto de 2009

atividade 1.7 PESQUISA_TRABALHO_PROJETO

PROJETO AULA INAUGURAL

PROJETO AULA INAUGURAL


Marineide Francisca de Moraes

Eva Carmem Vieira de Carvalho


Escola Estadual Carlos Hugueney


INTRODUÇÃO

O projeto está voltado para o recebimento e acolhimento do alunado que virá a esta escola ampliar seus conhecimentos.

OBJETIVO

Demonstrar ao aluno sua importância nesta escola, o carinho que todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem sentem por ele e a preocupação com seu aprendizado.

METODOLOGIA

Os professores fizeram uma párodia da música Borboletas de Vitor e Léo e cantaram para todos os alunos, no pátio da escola. A Diretora apresentou cada profissional, especificando a área de atuação de cada um. Os professores apresentaram também poemas e peças teatrais para os alunos e todos os presentes fizeram uma oração em agradecimento por mais um ano letivo.

LOCAL DE DESENVOLVIMENTO
Escola Estadual Carlos Hugueney

TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS
Computador, Impressora, Data-Show, Microfones e Home Teacher.

NÚMERO DE ALUNOS ENVOLVIDOS
Todos os alunos matriculados na escola, em torno de 800 (oitocentos).

CONTEÚDOS CURRICULARES
Arte, Educação Religiosa e Língua Portuguesa

ATITUDES DOS ALUNOS
Os alunos oraram, cantaram e assistiram a vídeos e teatro apresentados pelos professores da escola, demonstrando carinho e atenção pelo desenvolvimento do Projeto.


Atividade 06 - Unidade 01 / Comentário sobre o vídeo "O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica"

O vídeo "O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica" mostra para todos os que trabalham com a Educação que é muito importante, para não dizer necessário, o conhecimento e o uso das tecnologias por parte do professor durante as suas aulas. Isto porque o aluno tem acesso à informação com facilidade, mas o professor pode transformar essa informação em conhecimentos.

Atividade 1.5 FICHAMENTO



Nível de Ensino: Ensino Fundamental (8ª Série)

Nº de alunos: 30

Professoras: Eva Carmem Vieira de Carvalho e

Marineide Francisca de Moraes


Assunto: Produção de Texto


Material Utilizado: Aparelho de Som, Computadores (Word e Internet: Googledocs:http://www.google.com/google-d-s/intl/pt-BR/tour1.html ou Equitext:http://equitext.pgie.ufrgs.br/


Procedimentos:

1ª Etapa


  • Apresentação do 1º Episódio do Programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa, com o conto “Felicidade Clandestina”, de Clarisse Lispector;

  • Estimular as interpretações para promover e ampliar o debate, comentado sobre os personagens;

  • Entregar cópias do trecho ouvido para os alunos, para que, com o texto em mãos, sejam provocados a trocarem as impressões;

  • Desafiar os alunos, a criarem um desfecho para a história antes de ouvir a segunda parte do conto;


2ª Etapa


  • Organizar os alunos em trios ou quartetos para produção de um texto colaborativo (desfecho);

  • Os alunos devem fazer um planejamento do enredo, listando os principais tópicos que irão compor o texto;

  • Os alunos deverão escolher uma das ferramentas e serem orientados no processo do cadastro, bem como incentivados o tempo todo a trocarem de papéis: escritores, revisores e leitores, usando os corretores dos próprios processadores de texto e pesquisar em dicionários ou livros sobre gramática os casos sobre os quais tiverem dúvidas.



Resultados:

O aluno desenvolveu habilidades de leitura, interpretação, reflexão e expressão escrita e oral.



TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA


Atividade 1.4 - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Segundo Dawbor, o professor hoje precisa repensar o seu papel na Educação. Isto porque não é mais função do professor apenas transmitir conhecimentos. O aluno hoje, tem outros meios a sua mão para adquirir o conhecimento que achar necessário: TV, computador (internet) e outros. Por esse motivo, o professor precisa conhecer e entender sobre essas novas tecnologias e levá-las para suas aulas. Dessa forma ele - professor, irá interagir melhor com seus alunos.


QUEM SOU?

Ativ01_evacvc_unid01


QUEM SOU EU COMO PROFESSORA E APRENDIZ?


Diante a necessidade atual de lidar com alunos que entendem e tem o acesso facilitado à INTERNET e nela podem encontrar informações de todos os tipos, vejo a urgência como professora de também entender e fazer uso dessa tecnologia para procurar ajudá-los a converter essas informações em conhecimentos, além de dinamizar as aulas.

Atividade 1.1 - Apresentação

Olá, sou Eva Carmem Vieira de Carvalho, professora efetiva da Escola Estadual Carlos Hugueney, onde trabalho há 10 anos. Atualmente ocupo a função de coordenadora. Cursei Letras e especialização em Língua Portuguesa e LIteratura na UNEMAT em Alto Araguaia. Estou aqui para aprender um pouco mais no curso e com os colegas. Abraços.