sexta-feira, 30 de outubro de 2009
apresentação multimídia
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
ATIVIDADE 3.9 - RELATO DE APRESENTAÇÃO
RELATÓRIO
Os alunos realizaram pesquisas na Internet, sobre a reforma ortográfica, buscando saber quais as vantagens e desvantagens e quais as principais mudanças. Notei o interesse e envolvimento com as pesquisas e posso afirmar que os objetivos de incentivo à pesquisa sobre as mudanças de ortografia de algumas palavras, foram alcançados.
Atividade 10 - Unidade 03
PLANEJAMENTO
Escola: EE Carlos Hugueney
Professora: Eva Carmem Vieira. de Carvalho
Modalidade: Ensino Médio
Tema: Reforma Ortográfica
Justificativa
A Língua Portuguesa utilizada no Brasil sofreu recentemente uma Reforma Ortográfica que será exigida após o ano de 2012. Portanto devemos desde já incentivar nossos alunos a fazer uso dessa nova forma de escrever o português no Brasil.
Objetivos
· Confrontar manifestações específicas da Língua Portuguesa;
· Apropriar-se da reforma ortográfica da Língua Portuguesa.
Recursos utilizados
Computador
Desenvolvimento
Levantamento do que os alunos já sabem sobre a Reforma Ortográfica, introduzindo o assunto com questões tipo:
· Quantos e quais países falam português?
· Quais as diferenças básicas da Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal?
· O que sabem sobre a reforma ortográfica?
· Quais as principais mudanças?
· Quais as vantagens? Desvantagens?
Organização dos alunos em grupos para que discutam semelhanças e diferenças da Língua Portuguesa falada e escrita no Brasil e a Língua Portuguesa de outros países, provocando a reflexão sobre como que a nossa Língua foi se constituindo ao longo do tempo. Pesquisa em diferentes fontes sobre o assunto e elaboração de um manual sobre o tema, oferecendo aos alunos alguns links para essa consulta.
http://www.atica.com.br/novaortografia/index_.htm
http://educacao.uol.com.br/portugues/acordoortografico.jhtm
http://www.abril.com.br/arquivo/acordo_ortografico.pdf
http://www.abril.com.br/acordo-ortografico/
Avaliação
Verificação do envolvimento dos alunos e sobre o quanto conseguiram apropriar-se das mudanças decorrentes da Reforma Ortográfica.
Registro Digital - Atividade 2.8
Ativ08_evacarmem_unid02
Os blogs educativos são publicações que levam vantagem sobre as Home pages pela facilidade de criação, manutenção e publicação.
Os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, bem como as demais atividades, podem ser registradas no blog, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Os blogs são usados com o objetivo de desenvolver o hábito de registro e para divulgar boas iniciativas. São estratégias que visam dar a palavra aos estudantes e desenvolver a sua criatividade. Uma ferramenta digital que possibilita investigar e intervir nos textos do aluno, fazendo comentários instantâneos ou mesmo ajudando-os nas pesquisas. Possibilitando-os serem autônomos e acima de tudo proporcionando o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas ao letramento digital: pesquisar, publicar conteúdos, comunicar e aprender em rede.
Foi pensando na importância de trabalhar com blogs educativos que resolvi desenvolver essa atividade com meus alunos do 1º ano do ensino médio do período noturno, tendo como objetivo complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula, com informações que permitam o aprofundamento dos temas, compensando a ausência de recursos pedagógicos em sala de aula. Na sequência com minha orientação, estimular o aluno a desenvolver a habilidade de buscar, organizar, estabelecer relações e interagir com os colegas.
Para a conclusão desse trabalho foram utilizadas duas aulas, sendo que na primeira ajudei cada aluno abrir seu blog e na segunda, eles fizeram uma pesquisa no GOOGLE a respeito da gripe suína e postaram no blog. Tiveram uma certa dificuldades, pois os mesmos não tinham domínio com essa ferramenta e nunca tiveram colocado links em seus textos. Mas percebi que todos gostaram, principalmente na hora que lhes ensinei a colocar links no texto pesquisadosegunda-feira, 26 de outubro de 2009
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Na realização do projeto Dia da Família na escola, iniciamos com o recebimento dos familiares pelos professores. Na sequência, foram apresentadas palestras sobre a importância da aproximação entre a família e escola; Dramatização referente ao tema; Leitura de textos redigidos pelos alunos; Declamação; Apresentação de músicas: Noites Traiçoeiras, Hap da Família, Pai Nosso da Mamãe em Libras; Apresentação de fotos das famílias dos alunos e funcionários no Data Show.
Em todas as atividades apresentadas fizemos uso das tecnologias : microfone, Home Teacher e registradas através de máquina digital, filmadora e Data Show.
O Projeto foi realizado com a colaboração dos funcionários abaixo relacionados:
Eva Carmem Vieira de Carvalho; Marineide Francisca de Moraes; Maria da Costa Xavier; Eronice Rodrigues Francisco; Lidiane Fraga Leocádio; Marina de Assis J. Ávila; Adriana Dias;
Cacildo da Cruz Bandeira; Alachelma Campos Linhares; Jaciara Aparecida; Flávia Rosa;
Cleonice da Silva Rodrigues; Geralda da Cruz Bandeira; Helena Maria de Souza; Maria Conceição B. do Nascimento; Maria Odete Rezende; Paulênia Rodrigues T. Barbosa; Virgulino Paes da Silva.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
RELATÓRIO DE PROJETO REALIZADO EM SALA DE AULA
O projeto foi desenvolvido durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura, com alunos do primeiro ano do Ensino Médio – EJA. O tema trabalhado foram as épocas literárias: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Barroco e Arcadismo. A metodologia que utilizei foi primeiramente a de uma explicação rápida e suscinta sobre as escolas literárias para que os alunos chegassem ao Laboratório de Informática Educativa já sabendo algo sobre o assunto que iriam pesquisar e como deveriam apresentar suas pesquisas. Solicitei para que usassem o computador com a ferramenta Power point, para a apresentação. O segundo passo foi a formação de grupos na sala de aula e o sorteio do tema que o grupo iria trabalhar. Foi feito um sorteio do tema para que não ocorressem privilégios para nenhum grupo. Formados os grupos agendei aulas no LIED e levei a sala para iniciarem as pesquisas e montagem dos trabalhos. Os conteúdos trabalhados se integraram à disciplina de Língua Portuguesa quando da leitura e produção de textos. Neste momento os alunos foram instruídos para usarem da Língua Portuguesa na sua modalidade padrão. Em Literatura, os alunos aprenderam sobre as escolas literárias que pesquisaram e que ouviram da apresentação dos demais grupos.
Esse trabalho não teria como ser desenvolvido sem a utilização dos recursos que o computador nos oferece e que foram utilizados, tais como: Internet e power point.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
Público alvo: 1º ano – Ensino médio
OBJETIVOS:
- Levá-los a entender o que é blog e o seu uso;
- Desenvolver a habilidade de gerenciar informação.
- Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento.
- Evitar o trabalho redobrado do docente. Uma vez publicado, basta atualizá-lo.
ATIVIDADES:
- Cada aluno deverá abrir o seu blog;
- Pesquisar no google sobre o tema “gripe suína”;
- Postar no blog o conteúdo pesquisado com alguns links que direcionem para outras informações.
RECURSOS UTILIZADOS:
- Internet – pesquisa no google;
COMPETÊNCIAS:
Os alunos já têm habilidades e algumas noções de pesquisa na internet;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será no momento das atividades as quais serão desenvolvidas no computador. Será avaliado a individualidade e o interesse de cada um diante do computador.
Ativ 4.4
USO DE TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO
Em nosso grupo avaliamos as atividades que fizemos utilizando as Tics como muito proveitosas e dinâmicas. Os alunos aceitaram muito bem as novas tecnologias e estão aptos a novos horizontes, só basta agora o professor se adaptar as novas realidades do mundo tecnológico.
As atividades dos mapas foram aplicadas para ensinar geografia, os alunos encontraram os países no mapa da América do Sul e no mapa do Brasil, as Capitais. O objetivo desta atividade era fazer com que os alunos pudessem ter uma melhor visualização da divisão de Países e Estados. O conteúdo trabalhado foi divisão geopolítica da América do Sul e do Brasil. Para este trabalho foi utilizado computador com acesso a internet, as atividades duraram quatro horas, as crianças ficaram deslumbradas com a atividade, pois a cada acerto eram contados pontos, então, eles procuram realizar a tarefa com muita atenção.
A atividade da montagem de uma planilha de gastos mensais trabalhou conhecimentos de matemática, os alunos montaram uma planilha onde discriminaram seus gastos mensais, somaram o total gasto por mês, construíram o gráfico de barras e calcularam a porcentagem de seu salário que era gasto com cada um dos itens relacionados em sua planilha. O objetivo da atividade foi de ensiná-los como a matemática está presente em tarefas que eles realizam cotidianamente, como calcular os gastos mensais de suas casas. Os conteúdos matemáticos trabalhados foram operações aritméticas, gráficos e porcentagem. Utilizamos o computador e a planilha eletrônica Br Office Calc, para esta atividades foram utilizadas 4 aulas. As atividades ficaram mais dinâmicas e os alunos conseguiram visualizar os resultados de suas análises graficamente.
A atividade de conscientização dos alunos a respeito da Influenza A (H1N1), trabalhou com Ciências. Os alunos assistiram a um vídeo da Turma da Mônica que esclarecia as principais dúvidas sobre a doença e confeccionaram cartazes para expor na escola. O objetivo dessa atividade foi a conscientização dos alunos a respeito da Influenza A (H1N1) e também dos demais alunos da escola através dos cartazes produzidos. Foram trabalhados os conteúdos de higiene e saúde. Para esta atividade foi utilizado o projetor multimídia, computador com internet e máquina digital para registrar a atividade e teve duração de três horas. Os alunos ficaram empolgados e informados passando a ter maiores cuidados com a sua saúde.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
SUGESTÃO
Olá colegas, visitei o http://portacurtas.com.br/index.asp e encontrei o vídeo Os Olhos do Pianista, o qual conta a história de um pianista cego que executa trilhas ao vivo com a ajuda da neta, em um cinema mudo. Podemos trabalhar este vídeo focalizando a inclusão de pessoas deficientes no ensino regular; a solidariedade; a história do cinema, enfim tudo o que a nossa mente fértil nos permitir. Abraços
Eva Carmem
PLANEJAMENTO
Escola: EE Carlos Hugueney
Professora: Eva Carmem Vieira de Carvalho
Modalidade: Ensino Médio
Tema: Reforma Ortográfica
Justificativa
A Língua Portuguesa utilizada no Brasil sofreu recentemente uma Reforma Ortográfica que será exigida após o ano de 2012. Portanto devemos desde já incentivar nossos alunos a fazer uso dessa nova forma de escrever o português no Brasil.
Objetivos
· Confrontar manifestações específicas da Língua Portuguesa;
· Apropriar-se da reforma ortográfica da Língua Portuguesa.
Recursos utilizados
Computador
Desenvolvimento
Levantamento do que os alunos já sabem sobre a Reforma Ortográfica, introduzindo o assunto com questões tipo:
· Quantos e quais países falam português?
· Quais as diferenças básicas da Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal?
· O que sabem sobre a reforma ortográfica?
· Quais as principais mudanças?
· Quais as vantagens? Desvantagens?
Organização dos alunos em grupos para que discutam semelhanças e diferenças da Língua Portuguesa falada e escrita no Brasil e a Língua Portuguesa de outros países, provocando a reflexão sobre como que a nossa Língua foi se constituindo ao longo do tempo. Pesquisa em diferentes fontes sobre o assunto e elaboração de um manual sobre o tema, oferecendo aos alunos alguns links para essa consulta.
http://www.atica.com.br/novaortografia/index_.htmhttp://educacao.uol.com.br/portugues/acordoortografico.jhtmhttp://www.abril.com.br/arquivo/acordo_ortografico.pdfhttp://www.abril.com.br/acordo-ortografico/
Avaliação
Verificação do envolvimento dos alunos e sobre o quanto conseguiram apropriar-se das mudanças decorrentes da Reforma Ortográfica.
RELATÓRIO
Nesta aula, os alunos incentivados por mim, realizaram pesquisas na Internet, buscando responder a questões levantadas em sala de aula, tais como: Quantos e quais países falam o português? Quais as diferenças básicas da Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal? O que sabem sobre a reforma ortográfica? Quais as principais mudanças? Quais as vantagens e desvantagens? E outras que por ventura eles desejassem saber sobre o assunto em estudo. Pude notar nos alunos o interesse e envolvimento com as pesquisas e posso afirmar que os objetivos de incentivo à pesquisa sobre a Língua Portuguesa falada e escrita no Brasil e em outros países, bem como a apropriação das mudanças de ortografia de algumas palavras, foram alcançados.