segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Aividade 05 - Unidade 3

PLANEJAMENTO

Escola: EE Carlos Hugueney
Professora: Eva Carmem Vieira de Carvalho
Modalidade: Ensino Médio
Tema: Reforma Ortográfica

Justificativa
A Língua Portuguesa utilizada no Brasil sofreu recentemente uma Reforma Ortográfica que será exigida após o ano de 2012. Portanto devemos desde já incentivar nossos alunos a fazer uso dessa nova forma de escrever o português no Brasil.

Objetivos
· Confrontar manifestações específicas da Língua Portuguesa;
· Apropriar-se da reforma ortográfica da Língua Portuguesa.

Recursos utilizados
Computador

Desenvolvimento

Levantamento do que os alunos já sabem sobre a Reforma Ortográfica, introduzindo o assunto com questões tipo:
· Quantos e quais países falam português?
· Quais as diferenças básicas da Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal?
· O que sabem sobre a reforma ortográfica?
· Quais as principais mudanças?
· Quais as vantagens? Desvantagens?
Organização dos alunos em grupos para que discutam semelhanças e diferenças da Língua Portuguesa falada e escrita no Brasil e a Língua Portuguesa de outros países, provocando a reflexão sobre como que a nossa Língua foi se constituindo ao longo do tempo. Pesquisa em diferentes fontes sobre o assunto e elaboração de um manual sobre o tema, oferecendo aos alunos alguns links para essa consulta.
http://www.atica.com.br/novaortografia/index_.htmhttp://educacao.uol.com.br/portugues/acordoortografico.jhtmhttp://www.abril.com.br/arquivo/acordo_ortografico.pdfhttp://www.abril.com.br/acordo-ortografico/


Avaliação
Verificação do envolvimento dos alunos e sobre o quanto conseguiram apropriar-se das mudanças decorrentes da Reforma Ortográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário